Entrevista

CONDICIONAMENTO FíSICO

Sergipe Saúde: O que é condicionamento físico, e o que é aptidão física?

Prof. Eduardo Teles: Condicionamento físico é um termo genérico da área da atividade física e dos esportes, relacionado ao estado atual de treinamento de um indivíduo que pratica determinado exercício  físico. Nós, profissionais da Educação Física, costumamos categorizar o Condicionamento Físico dos adeptos da práticas desportivas em três níveis: iniciante, intermediário e avançado.

Aptidão física é uma condição na qual o indivíduo possui energia e vitalidade suficientes para realizar as tarefas diárias e participar de atividades recreativas sem fadiga. Enfatiza o vigor físico e a energia pra realizar trabalho físico e exercícios. Ela pode ser mensurada pela determinação da quantidade de energia que uma pessoa possui em realizar coisas agradáveis na vida e experimentar aventuras naturais possíveis como pedalar, nadar, correr...

Sergipe Saúde: Quanto tempo leva para se adquirir um condicionamento físico ideal?

Prof. Eduardo Teles: Essa pergunta é bem relativa. Como foi dito antes existem pessoas com diferentes graus de condicionamento físico e cada uma delas possui respostas distintas quando submetidas a um programa de exercício físico. Algumas respondem de forma mais significativa em menos tempo, outras precisam de um período maior de treinamento. Fatores como idade, sexo, histórico de atividade física, hábitos de vida também são determinantes nesse processo de aquisição de condicionamento físico. Mas, considerando que uma pessoa num estágio iniciante seja submetida a um programa de treinamento planejado, certamente ela irá apresentar resultados interessantes dentro de um período de três a seis meses de trabalho contínuo.

Sergipe Saúde: Em que consiste um programa de condicionamento físico?

Prof. Eduardo Teles: é o trabalho de competência dos profissionais da área da Educação Física a elaboração de um programa de condicionamento físico. Ele consiste numa séria de atividades sistematizadas visando atingir objetivos determinados num intervalo de tempo. Um programa de condicionamento físico deve abranger uma avaliação física inicial, que é uma fase destinada a identificar o perfil de aptidão física da pessoa, na qual realiza-se uma série de procedimentos como: anamense, aferição do peso e estatura corporal, aferição da perimetria, determinação da composição corporal, avaliação postural, além de outras técnicas. Em seguida, tem-se o planejamento das atividades que abrange a definição e a prescrição dos exercícios físicos que farão parte do programa, a frequência semanal de treino, duração do treino, periodização e reavaliação física.

Sergipe Saúde: Quais as atividades físicas ideais para se adquirir um bom condicionamento?

Prof. Eduardo Teles: As atividades mais recomendadas para a aquisição de um bom condicionamento físico são as atividades aeróbicas e anaeróbicas. Exemplos de atividades aeróbicas: caminhada, corrida, pedalar. Exemplos de atividades anaeróbicas: musculação, pilates. Recomenda-se uma mescla entre esses dois tipos de atividades de modo a alternar os dias da semana destinados ao trabalho aeróbico com os dias de trabalho anaeróbio ou, como outra alternativa, alternar esses dois tipos de atividade num mesmo dia, dependendo das disponibilidade de cada pessoa.

Sergipe Saúde: Quais suas orientações para quem está sedentário e deseja adquirir um bom condicionamento físico?

Prof. Eduardo Teles: Em primeiro lugar, enfatizo que o sedentarismo é uma porta de entrada para muitas doenças graves como a hipertensão arterial, o diabetes, infarto, acidente vascular cerebral etc. Ele é considerado pelos profissionais da saúde como um dos principais fatores de risco para esses tipos de doenças. Portanto, recomendo que uma pessoa sedentária comece a repensar o estilo de vida que está adotando levando em consideração o objetivo principal que é a saúde. é importante que essa pessoa busque ajuda com profissionais capacitados, realize exames médicos, seja acompanhada de forma efetiva, realize avaliações périódicas, não seja iludida com promessas duvidosas, faça acompanhameto nutricional, utilize materiais (tênis, roupas e acessórios) recomendados e curta o barato que é se exercitar.

  Enviado por: Eduardo Teles de Oliveira, Personal Trainer
Data: 18/08/2010
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